if(document.location.pathname.includes('produto')) { addEventListener("DOMContentLoaded", function(event) { document.getElementsByName('wc-quick-buy-now').click(); }); } console.log("Teste");

Curso Impressão 3D

logo-impress3D

Os 15 Melhores Sites Para Baixar Modelos 3D Grátis (Arquivos STL free)

Quando se trata de impressão 3D, os arquivos 3D STL são um dos requisitos mais importantes para quem deseja desenvolver um novo projeto.

Neste universo, tanto iniciantes quanto veteranos sabem que são os modelos 3d – em arquivos para impressora 3D no formato OBJ ou STL – que transformam as ideias em realidade.

Mas você não precisa se preocupar em criar seu projeto 3D do zero, pois existem diversos sites para baixar arquivos stl para impressão 3d free/grátis.

Reunimos os melhores sites de arquivos 3d e comparamos cada um nos quesitos: preço, qualidade, categorias, navegação e usabilidade.

Acompanhe nossa lista de 15 sites para download de modelos 3D grátis!

Eu ADORO a dica 8! Boa leitura!

 

1 – Thingiverse

(modelos 3d e arquivos stl) 

modelos-3D-thingiverse
 

Thingiverse provavelmente é um dos maiores e mais populares repositórios de modelagem 3D da Internet.

Criado em 2008 em parceria com o fabricante de impressoras 3D MakerBot, o site reúne milhões de arquivos 3D feitos pela própria comunidade.

Qualquer pessoa pode fazer upload de seu arquivo, assim como todos podem baixar, desde que respeitem as licenças de uso indicadas pelo site.

Por ser tão popular e oferecer modelos 3D gratuitos, o Thingiverse se tornou uma rede social para usuários de impressoras 3D de todo o mundo.

O site permite comentários e curtidas nos modelos, a verificação de quantas pessoas realizaram a impressão e quantas modificaram o arquivo original. 

Essas informações melhoram a experiência das pessoas, porque permitem a checagem da credibilidade e qualidade dos trabalhos disponíveis no site. 

O site está disponível apenas em inglês.

 

2 – My Mini Factory

(modelos 3d e arquivos stl) 

 

modelos-3d-mymnifactory
 

Em 2013, quando o MyMiniFactory foi criado, os modelos 3D eram testados e vendidos no próprio escritório da empresa.

Atualmente, a plataforma recebe a colaboração de milhares de designers profissionais que compartilham as criações de  modelos 3D.

Mesmo com essa mudança, os arquivos continuam passando por avaliações prévias, todos são testados para garantir o nível de qualidade dos modelos.

No quesito navegação, o site é extramente fácil de utilizar. O repositório possuí mais de 100 mil arquivos 3D separados em várias categorias.

A interação entre os usuários contribui positivamente para a qualidade do site. Nas páginas dos modelos 3D, você encontra descrições, fotos, avaliações, número de downloads e visualizações.

O site está disponível em 7 línguas diferentes, mas por enquanto não disponibiliza o conteúdo em português.

 

3 – Cults 3D

(arquivos 3d e stl) 

modelos-3D-cults
 

Cults 3D é uma plataforma francesa que conecta designers e pessoas que querem imprimir objetos em 3D.

O nome do site tem uma origem bem interessante. A palavra Cults em inglês é um palíndromo, um termo que pode ser lido tanto da esquerda para direita quanto da direita para esquerda. Ao fazer isso, você encontra uma nova palavra: St Luc, em português São Lucas, o padroeiro dos artistas e escultores.

Leia mais uma vez de trás para frente e você encontrará a sigla .STL, o formato 3D universal. Usando esses jogos de palavras, dá para perceber o quanto os proprietários do site são criativos. 

São esses detalhes que fazem toda a diferença na Cults, uma plataforma que se orgulha pela originalidade e qualidade dos arquivos STL.

Existem opções gratuitas e pagas entre os mais de 200 mil arquivos do site. Os modelos estão divididos em inúmeras categorias, fazendo com que as pesquisas se tornem ainda mais práticas e rápidas.

A plataforma está disponível em 3 línguas (inglês, francês e espanhol).

 

4 – TinkerCAD Thing

(modelos 3d e arquivos stl) 

modelos-3D-tinkercad
 

TinkerCAD Thing, intitulado como “galeria de coisas”, reúne diversos modelos 3D para quem trabalha com o software TinkerCAD da Autodesk.

Além de disponibilizar de graça o programa de modelagem 3D, a empresa Autodesk criou um espaço para as pessoas compartilharem as suas criações. 

Os modelos disponíveis são extremamente variados, você pode encontrar desde brinquedos, peças para projetos até maquetes.

A navegação pelo site é simples, porém diferente dos concorrentes que organizam seus modelos em categorias, o TinkerCAD não faz divisões e todos os modelos 3D ficam misturados, independente do grupo que pertencem.

Isso pode prejudicar a experiência no site, visto que as categorias guiam e orientam as pessoas a encontrarem mais rápido os arquivos 3D.

O site está em português e permite que os usuários comentem nas páginas e deem curtidas nos modelos que mais gostaram.

 

5 – YEGGI

(download arquivos stl) 

modelos-3D-yeggi
 

Criado em 2013, o Yeggi reúne mais de 2,4 milhões de modelos 3D. Um número que vem crescendo constantemente desde que o site foi lançado.

Não se engane pela sua aparência simples, a plaraforma surgiu como uma solução para descomplicar as buscas por modelos 3D.

Pode-se dizer que o Yeggi é praticamente o Google da modelagem 3D, pois em um só lugar você encontra arquivos de todos os repositórios online.

A ideia é muito simples: basta digitar na barra de busca o arquivo desejado e o site vai reunir dezenas de resultados.

Depois de escolher o modelo 3D, você é redirecionado para a plataforma na qual o arquivo está postado, como, por exemplo, o Thingiverse, Cults3D, etc.

Essa é uma ótima dica para quem quer facilitar as pesquisas por arquivos 3D, já que o Yeggi engloba diversos sites e modelos em um só lugar.

Como o objetivo do site é reunir conteúdos de outras plataformas, o Yeggi não faz a divisão dos arquivos por categorias.

O site está disponível apenas em inglês.

 

6 – GrabCAD

(modelos 3d) 

modelos-3D-grabcad
 

GrabCAD reúne a maior comunidade online de engenheiros, designers, fabricantes e estudantes de impressão 3D.

A plataforma foi criada pela Stratasys, proprietária da MakerBot que por coincidência é dona do site Thingiverse (citado acima).

O site facilita as pesquisas através de filtros baseados nos softwares de modelagem 3D. Por exemplo, se você usa o AutoCad é possível selecionar somente os arquivos que foram criados com esse programa.

Atualmente, o GrabCAB disponibiliza mais de 4 milhões de modelos 3D. 

Entretanto, preste atenção no momento da busca, porque que nem todos os modelos disponíveis servem para impressão 3D. 

O site está disponível apenas em inglês.

 

Você conhece o ditado popular “a primeira impressão é a que fica”? Pois bem, o Sketchfab sabe como causar uma boa impressão no seu usuário.

Logo na primeira página dá para perceber a preocupação em proporcionar uma boa jornada ao usuário. O site disponibiliza informações importantes para ajudar quem está acessando o repositório pela primeira vez. 

Enquanto a maioria dos sites disponibiliza os arquivos apenas em capturas de telas, o Sketchfab compartilha os modelos em animações 3D.

Os modelos estão separados em categorias que incluem opções gratuitas e pagas, portanto, as chances de encontrar o arquivo desejado são grandes.

Assim como em outros sites, os usuários do Sketchfab podem interagir comentando e curtindo seus modelos 3D favoritos.

O site está disponível apenas em inglês.

 
 

Já imaginou ter acesso aos arquivos STL da Nasa? Sim, a agência espacial norte-americana compartilha online e gratuitamente seus modelos 3D.

Estão disponíveis cerca de 330 arquivos: modelos, imagens, texturas e visualizações em 3D gratuitos e sem direitos autorais.

A Nasa oferece os arquivos para fins educacionais, mas não deixe de visitar o site para conhecer os objetos que marcaram a história da exploração espacial.

O site está disponível apenas em inglês.

 

Pinshape oferece uma plataforma de fácil navegação, onde os usuários podem explorar, compartilhar e baixar modelos 3D de alta qualidade.

Estão disponíveis modelos gratuitos e pagos, organizados em várias categorias. Assim como a maioria dos sites, o Pinshape permite que as pessoas deixem comentários e curtam os arquivos favoritos.

O site está disponível apenas em inglês.

 

FREE3D é o lugar perfeito para compartilhar modelos 3D. No site os usuários podem criar seus portfólios e divulgarem suas criações.

Com uma interface simples e objetiva, as buscas no site são práticas. O repositório oferece descrições, especificações (geometria, vértices, textura, etc) e formatos variados de arquivos (Blender, STL, OBJ e outros).

Além de possibilitar comentários e curtidas, o site fornece o número de visualizações e downloads de cada modelo 3D.

Nesse site você vai encontrar milhares de arquivos (gratuitos e pagos), desde personagens, mobília, animais até arquitetura.

O site está disponível em português e diversas outras línguas.

 

YouMagine é uma comunidade de entusiastas da impressão 3D que desejam compartilhar, remixar e desenvolver novos projetos.

O site busca fortalecer a comunidade de usuários de impressão 3D pelo mundo e dar um suporte aos criadores de modelos 3D.

A curadoria do site é feita pelos próprios usuários que já reuniram mais de 17 mil designs gratuitos e prontos para impressão 3D. 

Como a maioria dos repositórios, no YouMagazine as pessoas podem compartilhar suas opiniões através de comentários e favoritando os modelos.

O site está disponível apenas em inglês.

 

A galeria online da empresa Autodesk disponibiliza milhares de modelos 3D.

Para engenheiros e projetistas que estão à procura de inspirações de nível industrial, esse repositório é uma ótima opção.

Um dos objetivos do site é que as pessoas compartilhem ideias e obtenham feedbacks sobre seus projetos com a mesma facilidade das redes sociais.

Você pode interagir com outros usuários por meio de comentários e curtidas.

O site está disponível em português.

 

 O CGTrader surgiu em 2011, com o objetivo de ser o primeiro mercado online para as pessoas comprarem, venderem e criarem conteúdos 3D.

Atualmente, o site disponibiliza mais de 1.070.000 modelos 3D e engloba uma comunidade de 2,83 milhões de usuários.

A interface do site é super funcional, algo que facilita a navegação e a busca entre os milhares de modelos 3D (incluindo opções gratuitas e pagas).

Os modelos 3D estão divididos em diversas categorias como: personagens, carros, decoração, animais, arquitetura, plantas, ferramentas e outras.

O site está em inglês e permite que os usuários comentem nas páginas e deem curtidas nos modelos favoritos.

 

A primeira vista o STLFinder parece ser um site simples. Mas não se engane pela sua aparência, o repositório guarda uma base de dados extensa.

O site funciona como o Google, a partir de um motor de busca o usuário pesquisa pelo modelo e o STLFinder reúne arquivos de diversos repositórios.

Ao escolher o modelo 3D, você é redirecionado para o site onde o arquivo está disponível, como, por exemplo, o Thingiverse, YouMagazine, etc.

O site está disponível apenas em inglês.

 

3DExport surgiu com o objetivo de fornecer modelos 3D de alta qualidade.

A plataforma serve como uma loja, onde o usuário pode comprar e vender modelos 3D, texturas, plugins e modelos digitais para usar em seus projetos.

Ainda que o objetivo do site seja vender modelos 3D, você consegue encontrar opções gratuitas de arquivos para decoração, joias e ornamentos. 

Como a maioria dos repositórios, o 3DExport permite que os usuários compartilhem suas opiniões por comentários e curtidas nos modelos.

O site está disponível em diversas línguas, incluindo o português. 

 

Impressão 3D e direitos autorais

Nos últimos anos, a comunidade da impressão 3D se fortaleceu com a ajuda de milhares de pessoas que compartilham suas ideias, modelos e experiências.

Por esse motivo, conseguimos reunir 15 sites (a maioria deles gratuitos) de modelos 3D que contemplam a todos os gostos e objetivos. 

Mas ao dar essas dicas, não podemos deixar de mencionar a importância dos direitos autorais. Cada site estabelece regras e descreve o que é permitido ou não fazer com os modelos 3D. 

Antes de comercializar objetos 3D, certifique-se de quais são as especificidades do arquivo, as licenças de uso e os devidos créditos do autor.

Ao utilizar a propriedade intelectual de uma empresa, marca ou autor sem permissão, você corre o risco de sofrer um processo judicial.

Esperamos que você faça bom proveito dessas dicas valiosas.

Gostou desse artigo? Comente ai embaixo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Chamar no WhatsApp
💬 Precisa de ajuda?
Impress3D
Olá, Como posso ajudar?
Envie sua dúvida
sobre os Cursos