Essa limpeza normalmente é feita com álcool isopropílico, retirando os resíduos que restarem na peça. Para isso é interessante ter recipientes, um espaço arejado e ainda utilizar equipamentos de proteção, como luvas, máscara e óculos.
Em paralelo a isso, várias empresas já começaram a desenvolver máquinas que fazem esse processo de forma bem mais organizada, limpa e eficiente. Atualmente a Creality conta com dois modelos: UW-01 e UW-02. Será que vale a pena essa aquisição? É o que discutiremos aqui!
Como é o processo de pós impressão de resina?
Para quem ainda não conhece, após finalizar a última camada na impressão 3D com resina a peça fica completamente molhada com o material e ainda não está totalmente sólida. Ela precisa ser limpa completamente, retirando a quantidade de resina restante, e passar pelo processo de cura, que é a solidificação final da resina.
A forma comum de fazer esse processo é lavar a peça com álcool isopropílico até que os resíduos de resina sejam eliminados. Depois, é necessário deixar a peça exposta ao sol para que ela cure. O tempo de exposição vai depender do tamanho da peça.
Esses dois processos podem parecer simples, mas na prática não é bem assim. Para manipular a resina é indicado utilizar equipamentos de proteção, como luvas, máscara facial e óculos. Em caso de contato da resina com a pele é necessário lavar rapidamente com água e sabão.
O álcool isopropílico vai retirar os resíduos de resina da peça, mas para isso precisa ser bem agitado, colocando a peça submersa e movendo-a.
Depois de secar a peça completamente e garantir que todo resíduo foi retirado, deve-se expor a mesma ao sol para realizar o processo de cura.
Quais são as vantagens em ter uma máquina de lavagem e cura de peças de resina?
Agora que já falamos do processo comum, mostraremos as vantagens de ter uma máquina de lavagem e cura de peças de resina.
Processo mais eficiente
A qualidade final de uma peça de resina depende também das etapas de lavagem e cura. É claro que há outros fatores determinantes, como a resolução da impressora, a qualidade da resina e também do arquivo. Porém, se o processo final for negligenciado, fatalmente a qualidade será prejudicada.
Uma lavagem ineficiente pode deixar resíduos na peça e, fazendo o processo de cura, esse material será solidificado junto ao objeto.
Com a máquina de lavagem e cura de peças de resina todo o processo será mais eficiente, garantindo controle dimensional fino, boa resistência da peça e qualidade final.
Maior limpeza e organização
Uma reclamação forte do processo comum de lavagem e cura é a sujeira que faz. Manipular a resina e álcool isopropílico não é simples. Será necessário um ou dois recipientes, várias folhas de papel toalha, um local reservado para isso… e ainda assim fará bastante sujeira!
A máquina de lavagem e cura vai substituir tudo isso, entregando maior organização e limpeza.
Maior agilidade
Um fator determinante também é o tempo necessário para esses processos. A máquina de lavagem e cura de peças de resina tem opção de escolher a velocidade na lavagem, além do tempo de exposição na cura.
Esses recursos são muito interessantes, principalmente se você quer usar a sua impressora 3D de resina com intuito profissional.
Vale a pena ter uma máquina de lavagem e cura de peças de resina?
Depois de conhecer as vantagens desse equipamento, se você ainda estiver em dúvida se vale a pena ou comprar comprá-lo, pense nos objetivos que tem com a impressão 3D.
Esse equipamento tem um preço menor do que a impressora, mas ainda é um valor considerável. Além disso, todo o processo é capaz de ser feito “manualmente”, mas tem as desvantagens que já comentamos.
Se o seu uso é comercial, ou seja, se você deseja fabricar peças para vendê-las, é interessante ter esse equipamento, uma vez que ele vai entregar maior qualidade, organização e limpeza. Além disso, o seu tempo de trabalho será otimizado e você poderá focar em outras atividades enquanto a máquina trabalha.
Gostou desse artigo? Comente ai embaixo!