if(document.location.pathname.includes('produto')) { addEventListener("DOMContentLoaded", function(event) { document.getElementsByName('wc-quick-buy-now').click(); }); } console.log("Teste");

Curso Impressão 3D

logo-impress3D

Um conhecimento importante para quem quer explorar a impressão 3D é o de modelagem, sendo ela orgânica ou técnica. Isso porque criar as suas próprias peças e não depender de sites com arquivos prontos é uma vantagem muito grande! Pensando nisso, listamos alguns dos melhores softwares de modelagem 3D neste conteúdo.

1. SolidWorks

O SolidWorks é um dos softwares de modelagem 3D mais famosos do mundo!

O software foi desenvolvido inicialmente pela SolidWorks Corporation, embora tenha sido adquirida pela multinacional francesa Dassault Systèmes S.A em 1997. Baseia-se em computação paramétrica, isto é, expressa cada variável espacial em termos de uma variável independente (ou duas, no caso de superfícies), gerando formas tridimensionais a partir de formas geométricas.

No ambiente do programa, a criação de um sólido ou de uma superfície começa com a definição de um modelo 2D que depois é transformado em 3D.

Com um amplo leque de funcionalidades, o SolidWorks dispõe de funções específicas para chapa metálica, construção soldada e moldes.

Sendo assim, podemos dizer que as soluções do software abrangem todos os níveis do processo de desenvolvimento de um produto. Além de proporcionar um fluxo de trabalho contínuo e integrado:

  • projeto;
  • verificação;
  • design;
  • comunicação;
  • gerenciamento de dados.

Ele é considerado um dos softwares de modelagem 3D mais completos para engenheiros e projetistas 3D. Uma vez que é a ferramenta ideal para a criação de modelos mecânicos inovadores. Com interface amigável, o software 3D pode ser perfeitamente usado por estudantes de engenharia que procuram uma ferramenta para fazer desenhos mecânicos!

Apesar de ser um software pago, ele possui versão de avaliação grátis disponível sem a necessidade de ser baixada. Para isso, é necessário criar uma conta e realizar o login no site.

Inventor

O software Inventor foi desenvolvido pela companhia Autodesk e permite criar protótipos virtuais tridimensionais, apresentando projetos 3D to

talmente funcionais. Um exemplo é o modelo de um motor, que pode ser animado de modo que suas peças se desloquem e girem – assim como no motor real.

O Autodesk Inventor também contempla a parte de engenharia, não apenas modelando as peças, como também permitindo que o seu comportamento mecânico seja avaliado, ultrapassando assim o escopo das principais ferramentas CAD. Como é o caso do módulo de simulação dinâmica (Dynamic Simulation).

Nesse módulo o mecanismo é colocado sob os efeitos de aceleração da gravidade e de todas as outras forças presentes no sistema. Isso permite que o usuário observe e analise o comportamento de sua peça.

Além disso, o Inventor 3D pode ser baixado nos seguintes idiomas: tcheco, alemão, inglês, espanhol, francês, italiano, japonês, coreano, polonês, português, esloveno e chinês.

Como os outros, ele faz parte dos softwares de modelagem 3D pagos – mas oferece versão de teste gratuito. O melhor é que para estudantes existe a opção da versão gratuita de até 3 anos!!! Portanto, vale a pena baixar e conferir!

Fusion 360

Fusion 360 é mais um dos softwares de modelagem 3D pago, que foi desenvolvido pela Autodesk Inc. Possui licença para testes de até um mês e com ele o usuário pode criar modelos 3D CAD/CAM para dar vida aos seus projetos. 

Os recursos disponíveis para o design de produtos são:

  • modelagem “freeform“;
  • modelagem sólida;
  • modelagem paramétrica;
  • modelagem de malha;
  • bibliotecas e conteúdo de peças.

Já para as tarefas de cálculo e simulação, o software de modelagem 3D permite a tradução de dados e a modelagem de montagem e articulações. Assim como o estudo de movimento e renderização (processo pelo qual se obtém a visualização do projeto/produto final).

Há ainda uma ferramenta que permite a simulação e o teste de tensão estática linear, frequência modal, térmico e estresse térmico, além de animações. Por fim, nas aplicações de CAM ele permite usinagem.

O Fusion 360 apresenta ferramentas para criação que atende todo tipo de profissional. Dentre elas há modelagem de objetos scanneados e o uso de T-Splines para a formação de imagens conceituais.

O programa também oferece análise e inspeção de formas, importação, exportação e uso de diversos tipos de arquivos. Como .OBJ, .DXF, .DWG, .SLDPRT e .PDF, além de visão 2D ou 3D em até 65 formatos nativos.

Para completar, o Fusion 360 proporciona trabalho colaborativo a partir de modo de compartilhamento de tarefa, data management, acesso remoto aos seus projetos a partir de seu telefone ou tablet, e preparação de arquivos prontos para serem formatados em máquinas do tipo CNC.

Para começar a montar os seus projetos 3D por até 30 dias grátis, clique aqui!

3Ds Max

Você sabe o que é 3Ds Max?

3DS Max é um software para criação de desenhos em 3 dimensões, os famosos 3Ds. Com o programa, o usuário modela, faz animações, renderização e cria visualizações em 3D.

Para se ter uma ideia de o que é o 3DS Max, basta ver seus resultados: cenas impressionantes e detalhadas com perfeição, projetos completos e cenários realísticos podem ser montados com o software.

Normalmente usado em confecção de games, o 3DS Max é uma poderosa ferramenta para a criação de cenas de vídeos, como filmes, comerciais e produção de vinhetas, além de qualquer projeto voltado para criação virtual.

Completo e tradicional, é um dos melhores na categoria de modelagem tridimensional. Implementações, melhorias e adaptação com plugins diversos o tornam o principal programa para profissionais envolvidos com trabalhos virtuais.

Vantagens e desvantagens do 3DS Max

Um programa para profissionais da área de animação, renderização e composição, o 3DS MAX é um poderoso e consagrado software de produção e efeitos visuais em 3D, mas além das vantagens que vamos apresentar, há uma pequena desvantagem nessa grandiosa impressionante ferramenta, que falaremos logo a seguir.

Seus recursos vão desde de trazer plugins flexíveis para diferentes tipos de projetos, até o desenvolvimentos de plugins para 3DS Max customizados – em módulos internos: os scripts.

Software de ponta, seu custo elevado pode afastar os profissionais iniciantes. Por outro lado, as vantagens em conhecer o que é o 3DS Max e saber suas habilidades compensam o valor alto pago por ele.

Confira os principais pontos positivos e a desvantagem do programa:

Prós do 3DS Max:

  • Tecnologia avançada que permite aos usuários criarem o próprio plugin;
  • Tutoriais que ajudam o profissional a se inteirar de forma completa dos recursos do programa;
  • Dezenas de efeitos visuais variados e realísticos;
  • Controle e configurações de câmera, podendo gerenciar profundidade de campo, exposição, entre outras opções;
  • Alto padrão DPI;
  • Pesquisa instantânea via biblioteca.

Contra:

  • Custa em torno de R$ 3.700 no plano anual. 

 

Zbrush

Software de Modelagem 3D para Esculpir Objetos

Zbrush

ZBrush é um software de modelagem 3D de uso profissional, que possui uma série de funcionalidades excelentes e incorpora conceitos importantes para vários tipos de projetos.

Com o recurso de detalhamento progressivo é possível criar uma malha de alta resolução, de modo que vá aumentando os detalhes aos poucos.

Nas etapas mais avançadas, você consegue adicionar detalhes incríveis usando pincéis bem finos. Isso possibilita inserir marcas, rugas e cicatrizes, por exemplo.

No entanto, o ZBrush não é um bom software para iniciantes, porque ele possui curva de aprendizado íngreme e exige muitas horas de prática.

Mas é preciso dizer que o ZBrush é ótimo por exemplo para a criação de uma geometria adicional simples e intuitiva, que pode ser excelente em alguns casos.

Além disso, se você tiver dúvidas em relação ao uso desse software, pode optar por utilizar o ZBrush Core Mini, que é uma aplicação gratuita, que tem algumas das funcionalidades do ZBrush, para você sentir como é o uso desse software.

Rhinoceros

Rhinoceros 3D, conhecido como Rhino ou Rhino3D, é um software de modelagem tridimensional baseado na tecnologia NURBS. Desenvolvido pela Robert McNeel & Associates, o programa originou-se como um plug-in para o AutoCad, da Autodesk. Posteriormente, o projeto se tornou um aplicativo independente. Utilizado em diversos ramos de design, em arquitetura e engenharia mecânica.

COMO FUNCIONA:

Ao abordar o software Rhino, torna-se necessário explica a tecnologia NURBS (Non Uniform Rational Basis Spline) responsável pela modelagem desenvolvida no software. No qual essa tecnologia é um modelo matemático utilizado na computação gráfica para gerar e representar curvas e superfícies, que oferece, ao mesmo tempo, grande flexibilidade e precisão para a manipulação de formas, seja de maneira livre ou analítica.

Portanto tendo como base essa tecnologia o rhino permite uma modelagem extremamente versátil, possibilitando a representação desde projetos arquitetônicos, joias, válvulas cardíacas até automóveis. Além de gerar um arquivo mais leve do que os concorrentes podendo ser usado em hardwares mais simples.

Tal modelagem tornou-se melhorada com a implementação do Grasshopper (é uma linguagem de programação baseada no visual programming language dedicado na geração de modelos paramétricos), tornando experiencia de modelagem mais profunda.

NURBS D surface
Fonte: Wikipedia

INTERAÇÃO COM OS SOFTWARES BIM:

Apesar do software não ter sido desenvolvido com base no processo BIM, ele consegue comunicar-se com os principais softwares do processo, isso graças a sua flexibilidade conversando até com o principal formato CAD (DWG) e ao utilizar addins para exportar para via IFC.

QUAL VALOR DO INVESTIMENTO?

O Rhinoceros em relação aos seus concorrentes possui um dos maiores custo benefício, no Rhino é adquirido o software de licença vitalícia.

RHINO 3D 6.0 – EDUCACIONAL: R$ 2.500,00
RHINO 6 – COMERCIAL – WINDOWS: R$ 4.900,00

Agora depois de ver os principais softwares de modelagem, qual você vai usar? Comenta ai embaixo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Chamar no WhatsApp
💬 Precisa de ajuda?
Impress3D
Olá, Como posso ajudar?
Envie sua dúvida
sobre os Cursos