Curso Impressão 3D

logo-impress3D

O que será que teremos de novidades na impressão 3D em 2022? Criamos uma lista com 6 pontos marcantes que esperamos para este ano!


O ano de 2021 foi bem conturbado por conta da pandemia do Covid-19. Muitos planos não puderam ser colocados em prática e no mercado de impressão 3D não foi diferente. Porém, com o avanço global da vacinação e uma retomada das atividades gerais a expectativa é que tenhamos muitas novidades.

É claro que ainda é cedo para sabermos o que de fato vai acontecer com o mercado de impressão 3D em 2022, mas nós da Impress3D listamos 6 pontos que, na nossa opinião, serão marcantes nesse ano que chega. Vamos conferir!

6 grandes expectativas para a impressão 3D em 2022

1. Impressão 3D em metal

A impressão 3D em metal não é bem uma novidade, mas ainda não podemos dizer que é uma tecnologia acessível, principalmente aqui no Brasil. Por causa da complexidade, as impressoras capazes de trabalhar com a fundição do metal têm um custo muito alto.

Apesar disso, acreditamos que o ano de 2022 pode ser de mudança para esse tipo de máquina, chegando novas marcas e com preços mais baixos.

Além disso, com aplicações cada vez mais interessantes, a própria demanda do mercado faz com que o desenvolvimento das máquinas e materiais acelere!

Será que teremos impressão 3D de metal desktop em breve??

2. Maiores aplicações na construção civil

A construção civil é uma área que sempre viu com bons olhos a tecnologia de impressão 3D. Já saíram na mídia várias notícias de casas, pontes e estruturas sendo construídas a partir da tecnologia, mas será que em 2022 isso se tornará mais presente?

Em Austin, no estado do Texas, EUA, um projeto que tem data para iniciar as operações em 2022 pretende construir um bairro inteiro com casas impressas, 100 no total!

impressão 3d em 2022 - construção civil

impressão 3d em 2022 - construção civil

O projeto é uma colaboração entre a empresa de construção residencial Lennar e a ICON, empresa com sede no Texas especializada em estruturas impressas em 3D.

Trabalhos como esse podem ter ganhos bem consideráveis no custo e prazo de construção. Além disso, segundo um estudo recente em Cingapura, há uma redução bastante significativa na emissão de monóxido de carbono. O estudo comparou a construção de uma unidade de banheiro e viu-se que com a impressão 3D houve quase 86% menos CO2 do que os métodos convencionais, além de ter sido 25% mais barato.

3. Lançamento da Ender 3 S1

Passamos das aplicações para um lançamento bem aguardado: a impressão 3D em 2022 vai ganhar a Ender 3 S1!

A Ender 3 é uma das máquinas mais populares em todo o mundo (se não for a mais!). Ganhadora de prêmios mundiais de melhor impressora 3D de baixo custo, ela já recebeu modelos com variações, como a Ender 3 Pro, Ender 3 Max e Ender 3 V2. Agora é a vez da Ender 3 S1!

De acordo com a Creality a Ender 3 S1 chega com as melhorias apresentadas nos modelos anteriores e ainda novidades que foram pedidas pelo público: nivelamento automático, montagem mais simples, placa mãe silenciosa de 32bits, display colorido, tensionadores de correia otimizados, sensor de fim de filamento e duplo eixo Z. Além disso, o extrusor é do tipo direct, facilitando uso de filamentos flexíveis.

Uma outra novidade é o conjunto do extrusor ser intercambiável. Você consegue retirá-lo por completo e acoplar uma gravadora a laser, que será vendida a parte.

Não sei você, mas eu já quero uma! 

4. Retorno de feiras e workshop

Nosso quarto ponto da lista de novidades da impressão 3D em 2022 é a volta das feiras e workshops! Em 2021 os eventos presenciais foram evitados por conta da pandemia, mas a previsão é de retorno para o próximo ano.

As feiras são muito importantes justamente porque nelas as grandes marcas sempre levam novidades e tendências futuras, além de ser uma ótima oportunidade para conhecermos mais as opções de mercado.

5. Maior utilização da impressão 3D com resina

Não sei se você reparou, mas a impressão 3D de resina cresceu muito no ano de 2021! As causas para isso são várias, mas podemos destacar os preços mais acessíveis das máquinas e resinas, além de aplicações mais interessantes para as peças.

Mercados como o de odontologia, por exemplo, já começaram a implantar as máquinas no dia a dia e colhem frutos importantes dessa tecnologia.

Para 2022 podemos ver um grande desenvolvimento não só nas impressoras de resina, mas também nos próprios insumos, com materiais específicos para mais aplicações.

6. Impressão 3D subaquática

Por fim, deixamos uma tendência bem interessante da impressão 3D em 2022: a impressão subaquática! A empresa Kongsberg Ferrotech, depois de cinco anos de estudo e desenvolvimento, pretende utilizar a impressão 3D subaquática para reparar dutos no nível do fundo do mar.

A proposta é oferecer uma solução com economia de custo e tempo, além de ser ecologicamente correta.

Confira no vídeo abaixo uma demonstração que a empresa criou:

 

Portanto, vimos que a impressão 3D em 2022 promete grandes atrações! É claro que todo o mundo ainda acompanha com atenção e receio as condições impostas pela pandemia e variantes, mas podemos dizer que há muitas novidades para chegar, seja em aplicações ou lançamentos.

O que você achou da nossa lista? Comente aqui e se quiser saber mais sobre impressoras 3D, acesse agora nosso curso gratuito no link abaixo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *